A deputada Andrea Murad (PRP) rebateu às declarações do deputado Bira do Pindaré (PSB) e Rogério Cafeteira (DEM) sobre a saúde pública na gestão do governador Flávio Dino e aproveitou para questionar o líder do governo sobre o problema trabalhista dos profissionais que prestam serviço nas unidades de saúde do Maranhão, maioria contratada pelo Instituto Biosaúde.

A empresa vinha recebendo normalmente os repasses do Governo do Estado e provocou um rombo em dívidas junto aos trabalhadores terceirizados que até hoje estão sem receber os direitos previstos por lei pelo exercício de suas funções, além da péssima gestão nas unidades.

“Queria saber por que até hoje não foi resolvida a questão trabalhista dos funcionários da Saúde, Deputado Rogério? Eles não têm carteira assinada. A EMSERH não só terceiriza, como quarteiriza os serviços e jogou pra Biosaúde a responsabilidade dando um calote em milhares de trabalhadores. Mas a minha pergunta principal é saber o que ele está pensando em fazer com os funcionários da saúde que ele sequer assina a carteira. Outra coisa: salários atrasados, médicos sem receber. Até quando? Eu quero saber também quando serão entregues os centros de hemodiálise? E as outras obras que estão paradas? Porque eu queria que Vossa Excelência me acompanhasse quando eu for visitar as unidades abandonadas, que não foram entregues por pura falta de interesse”, cobrou Andrea Murad ao líder do governo.

O deputado Bira do Pindaré ressaltou os Hospitais Regionais inaugurados por Flávio Dino, porém deixados ainda em obras pelo ex-secretário Ricardo Murad. Para Andrea Murad, não há qualquer nova obra de iniciativa própria da atual gestão, que vive de inaugurar o que convêm e destruir o que encontrou na rede estadual de saúde.

“Deputado Bira sobe nesta tribuna, critica a gestão anterior, fala da inauguração dos hospitais de Flávio Dino e esquece que todas foram obras de Ricardo Jorge Murad. Todos os hospitais que o governador inaugurou, até hoje, foram construídos pelo ex-secretário. Quero que me digam um hospital que Flávio Dino licitou e construiu. Não tem um que não tenha sido iniciado, concluído ou quase concluído pelo ex-Secretário Ricardo Murad. Muitos já equipados e Flávio Dino deixou sucatear. Os hospitais que ele inaugurou foram somente por interesse político em determinado município, jamais pelo povo. Deputado Bira, com total desconhecimento, falou que o ex-secretário deixou esqueletos de hospitais, sem saber que o ex-secretário entregou 55 hospitais de 20 leitos, mais os macrorregionais, mais 11 Upas, mais Centros de Especialidades Médicas e tantas outras obras. E o que o Governador Flávio Dino fez? Acabou com tudo e ainda abandonou os que estavam em obra porque acha que município pequeno não merece ter seu hospital, tirando o repasse mensal de R$ 100 mil dos prefeitos para ajudar no custeio, pois, sem essa ajuda do governo, as prefeituras não teriam como manter. Acabaram com os hospitais. Flávio Dino destruiu o que encontrou. Então, que ninguém venha me falar de saúde enquanto o governador mata as pessoas aqui no Maranhão ao levar a rede de saúde à falência ”, rebateu Andrea.

murad

Leave a Comment